A personagem de Emmanuelle ficou famosa mundialmente após ser interpretada por Sylvia Kristel em um longa dirigido por Just Jaeckin em 1974, dando origem a uma franquia de soft-porn de grande sucesso. No Brasil, a série de filmes se tornou um clássico da programação adulta da TV aberta, sendo exibida no antigo Cine Privé, da Band.
Audrey Diwan, vencedora do Leão de Ouro em Veneza por seu filme “O acontecimento” (2021), baseado no romance de Annie Ernaux, escreveu “Emmanuelle” em parceria com a colega cineasta Rebecca Zlotowski. Rebecca, cujo filme “Grand Central” (2013) ganhou o Prêmio François Chalais no Festival de Cannes, contribuiu com sua expertise para a criação desta obra que promete impactar o público.
A trama de “Emmanuelle” segue uma mulher em busca do seu prazer perdido, explorando novas experiências durante uma viagem de negócios em Hong Kong. O elenco estelar conta com Noémie Merlant, conhecida por “Retrato de uma jovem em chamas”, Naomi Watts, Will Sharpe e Jamie Campbell Bower, entre outros talentosos atores.
Segundo a diretora, o filme aborda a questão do prazer na era pós #MeToo, trazendo uma reflexão sobre liberdade sexual e empoderamento feminino. Com uma premissa instigante e um elenco de peso, “Emmanuelle” promete ser um dos destaques do Festival de Cinema de San Sebastian e certamente despertará debates acalorados entre os cinéfilos e críticos de cinema.