Estiveram presentes Patricia Oliveira, idealizadora do projeto Santa Cruz da Ponta da Serra, um dos maiores destinos turísticos de base comunitária do Brasil; Timóteo Domingos, Chef de cozinha, escritor e palestrante, especialista em gastronomia regional; Abraão Trabassos, assessor da Sec. de Cultura de Canindé do São Francisco; Fábio Henrik, empresário e que atua no ramo de inovação 3me turismo no sertão alagoano.
O Cangaço na região
Na Fazenda Bom Nome, registra-se a chegada de Benjamin Abrahão em 1936, com um documento de referência do Padre Cícero Romão de Juazeiro, ele é recebido por Flávio Rodrigues Correia, que o encaminha até o bando de Lampião, que após algumas desconfianças resolve aceitar a produção dos registros de imagem que se têm hoje.
Na Fazenda Beleza, o fato referência foi o nascimento do filho de Corisco e Dadá, Sílvio Bulhões, que conforme amplos registros, constatou-se o seu nascimento por volta de 1932, sendo daí levado para ser criado pelo Padre Bulhões em Santana do Ipanema.
O grupo ainda conheceu a Fazenda Cuidado e Fazenda Emendadas, que preserva ainda casarões da época do Cangaço e que retratam as passagens que por alí aconteciam.
A ação objetiva incentivar o turismo de base comunitária, com destinos e ações que proporcionem o turismo de experiência, pedagógico e de aventura, no sentido de apresentar o local como rota turística capaz de atrair muitos turistas por ano.
Esse roteiro apresenta uma diversidade de práticas e ações do cangaço nessa região localizada nas proximidades da Fazenda Emendadas e Bom Nome, o que certamente atrairá um público fiel que visita com recorrência os destinos por onde passou Lampião e seu bando.
Acompanharam o grupo, a superintendente de Turismo do município, Íria Souza, responsável pelo projeto do Turismo Rural Ecológico; o biólogo Robério Correia e o vereador, Dyego Correia.