O cartunista Ziraldo, acometido por um AVC hemorrágico em setembro – tendo recebido alta hospitalar no último dia 23 –, gravou um vídeo, divulgado nesta sexta-feira (26) por partidários de Fernando Haddad, em apoio ao candidato do PT à presidência da República, opositor de Jair Bolsonaro (PSL), informa o Terra.
Ziraldo, notadamente debilitado, pede votos a Haddad: “Em nome da turma da velha guarda… E agora não tem saída… Estamos esperando que você, mais uma vez, salve esse país. Confirma aí! Vamos todo mundo votar no Haddad porque é garantia, um beijão”.
A publicação foi partilhada pelo presidenciável: “Emocionado com a fala do grande Ziraldo, que mesmo diante de sua própria luta não se retira das trincheiras pela democracia”. E também por sua vice, Manuela D’Avila. “Que emocionante. Ziraldo, recuperando-se de um AVC, luta pela democracia. Obrigada e vamos juntos”.
Ziraldo foi um dos pioneiros na produção de histórias em quadrinhos no Brasil, com “Turma do Pererê” (1960). Também respondeu pelo livro “O Menino Maluquinho”, vencedor do prêmio Jabuti de literatura de 1980, convertido em filme e série de TV. Atuou ainda como editor de “O Pasquim”, um dos veículos de oposição ao regime militar.
27/10/2018