Algumas prefeituras alagoanas conseguiram antecipar o 13º salário dos servidores públicos municipais. Muitos gestores deram prioridades ao pagamento dos salários dos funcionários em dia.
Em meio à crise financeira, o final de ano nas cidades alagoanas – após os depósitos do 13º e o mês corrente – vai gerar renda e a economia local ficará movimentada devido o dezembro ser propício às compras.
Anadia, no agreste do Estado, o prefeito Paulo Dâmaso (PMDB) antecipou o 13º salário dos funcionários ligados à Educação, que foi pago ontem (10). Já os servidores das demais secretarias recebem os proventos nesta sexta-feira (11).
Paulo destacou que na sua administração o principal objetivo é o pagamento dos salários em dia e a valorização dos servidores municipais, bem como, transparência e respeito.
O modelo implantado é o mesmo usado na gestão do pai e ex-prefeito, Edmundo Dâmaso (in memória), que sempre manteve uma ligação respeitosa com os servidores.
““Adiantar o 13º salário é uma forma de valorizar o servidor anadiense, gerando motivação e comprometimento com os serviços prestados à nossa comunidade e ao público visitante”, explicou Dâmaso.
Igaci
Não sendo diferente, o prefeito de Igaci, Oliveiro Torres (PMDB), também depositou o salário dos servidores da educação referente ao 13º.
De acordo com a assessoria da prefeitura, os repasses dos demais funcionários estarão disponíveis até amanhã, 12.
“Venho acompanhando atentamente os repasses e a margem de arrecadação municipal para priorizar o pagamento do 13º salário. Felizmente, pudemos antecipar o depósito dos servidores da educação. Sabemos que o salário é sagrado e, em época de fim de ano, ele se torna mais importante. O nosso compromisso com os servidores vem desde o início do governo, e com o planejamento estamos regularizando toda folha do município”, frisou Oliveiro Torres.
Penedo
Assim fez ainda o prefeito de Penedo, Március Beltrão (PDT), que garantiu o pagamento antecipado em parcela única da gratificação natalina. Ontem, 10, o 13º salário dos servidores foi creditado nas contas.
Outro ponto positivo na gestão pedetista é que desde o dia 1º de janeiro de 2013, o pagamento salarial acontece de forma antecipada, dentro do próprio mês trabalhado.
“O momento que o Brasil enfrenta é delicado. Isso é notório. Vários repasses do Governo Federal foram reduzidos drasticamente. Mas, devemos nos esforçar, para enfim, cumprir com nossas obrigações. E o servidor é o nosso maior patrimônio. Por ele, não devemos medir esforços. Com o trabalho e a união de todos que fazem parte da administração, estamos honrando com nossos compromissos em dia”, ressaltou Beltrão.
Décimo terceiro pela Lei 4.749/65
Só lembrando: o 13º deve ser pago, obrigatoriamente, até o dia 20 de dezembro. A Lei 4.749, de 12/08/1965, que dispõe sobre o pagamento do Décimo Terceiro, foi instituída no governo de João Goulart por meio da Lei 4.090, de 13/07/1962, regulamentada pelo Decreto 57.155, de 03/11/1965 e alterações posteriores.
Ou seja, final de ano garantido para todos servidores municipais que merecem ser valorizados em qualquer gestão. Que o exemplo seja seguido nas demais prefeituras alagoanas e que os gestores priorizem sempre o pagamento de salários do funcionalismo público.
Redes Sociais: Kleversonlevy
Email: [email protected]
Cada Minuto