Com a ascensão de Hugo Motta (Republicanos-PB) como novo candidato favorito de Lira, Elmar Nascimento tem sido visto com mais frequência no Palácio do Planalto. Na manhã desta quinta-feira (12/9), o deputado baiano retornou ao Planalto para mais uma reunião, desta vez com o ministro da Casa Civil, Rui Costa. A aproximação entre os dois políticos, que antes eram adversários na Bahia, demonstra as articulações de Elmar para a eleição na Câmara.
Além da reunião com Rui Costa, Elmar também esteve presente no Planalto na terça-feira (10/9), onde se encontrou com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Após perder o apoio de Lira, o líder do União Brasil tem buscado novas alianças e estratégias para manter sua candidatura à presidência da Câmara.
Na última semana, Elmar levou uma série de números para apresentar ao presidente Lula, na tentativa de convencê-lo de que não há consenso em torno de Hugo Motta. A mudança de favoritismo na disputa se deu após a desistência de Marcos Pereira (Republicanos-SP) e o apoio declarado de Lira a Motta durante um almoço de aniversário do deputado paraibano em Brasília.
Com a eleição marcada para o dia 3 de fevereiro de 2025, o cenário político na Câmara dos Deputados promete ser cada vez mais movimentado, com os líderes partidários buscando apoio e alianças para garantir a sucessão na presidência da Casa. A dinâmica política em Brasília está em constante evolução, e os bastidores das articulações prometem ser intensos nas próximas semanas.