Eleitores peruanos ganham nova chance para votar após atrasos em eleição que impossibilitou participação de 60 mil pessoas

Em uma reviravolta nas eleições gerais do Peru, a Autoridade Eleitoral do país anunciou que haverá uma nova oportunidade para eleitores que não conseguiram votar no dia 12 de abril devido a atrasos na instalação das mesas de votação. Esses problemas afetaram mais de 60 mil cidadãos, que foram impossibilitados de exercer seu direito ao voto.

O atraso foi particularmente notável nas regiões de Lima Metropolitana e em comunidades peruanas no exterior, como Orlando, na Flórida, e Paterson, em Nova Jersey. Diante da situação, a Junta Nacional de Justiça decidiu que os centros de votação estarão abertos novamente nesta segunda-feira, dia 13 de abril. O horário de funcionamento será das 7h às 14h, de acordo com os fusos horários locais. O objetivo é garantir que todos os eleitores que não conseguiram votar no dia anterior tenham a chance de participar do pleito.

Até o momento, cerca de 99,8% das mesas de votação haviam sido instaladas, e aproximadamente 27 milhões de peruanos estavam aptos a eleger o novo presidente, assim como seus vice-presidentes e membros do Congresso. Apesar do alto percentual de mesas instaladas, os atrasos causaram protestos significativos em Lima, onde manifestantes exigiram a renúncia do chefe do Escritório Nacional de Processos Eleitorais (ONPE), Piero Corvetto, devido à gestão precária no dia da eleição.

Além dos desafios logísticos, a situação gerou uma onda de pedidos para investigações disciplinares sobre o possível descumprimento de normas eleitorais picadas, o que acendeu ainda mais as tensões entre a população e autoridades.

Essas eleições são especialmente significativas; os eleitores não apenas escolherão o novo presidente — o nono em uma década — mas também elegerão 60 senadores e 130 deputados federais, além de cinco representantes para o Parlamento Andino, composto por Bolívia, Colômbia e Equador. Assim, enquanto o país se prepara para uma nova chance de votação, os peruanos observam com expectativa e um certo grau de frustração os desdobramentos desta jornada eleitoral.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo