Eleitores madrugam para votar no Cepa, em Maceió: movimento tranquilo e sem ocorrências até o momento.

 

Os eleitores de Maceió acordaram cedo neste domingo (6) para exercerem seu direito de voto nas eleições municipais que estão ocorrendo no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), localizado no bairro do Farol. Desde cedo, já havia filas se formando no local, sem ocorrências de trocas de urnas e com um clima tranquilo de votação.

No Colégio Moreira e Silva, que integra o complexo do Cepa, a movimentação já era intensa antes mesmo da abertura dos portões. A comerciante Tânia Maria Cardoso levou sua mãe, Maria José Cardoso dos Santos, de 72 anos, para votar e depois seguir para seu próprio local de votação. Em entrevista, Tânia afirmou que decidiu vir cedo porque teria que votar em outro local posteriormente. Sua mãe, mesmo não sendo obrigada a votar, faz questão de exercer seu direito a cada eleição, afirmando que enquanto viver, continuará a votar.

A votação está ocorrendo das 8h às 17h, com 42 zonas eleitorais abertas, sendo cinco delas em Maceió. Para atender aos 2,4 milhões de eleitores aptos a votar, foram instaladas 8.073 urnas eletrônicas. As mulheres representam 53% dos votantes, enquanto os homens correspondem a 47%. Além disso, 94,27% dos eleitores estão devidamente cadastrados pela biometria.

Neste pleito, serão recepcionados por 21.361 mesários, incluindo 61 voluntários PCDs. Em Maceió, a maior concentração de eleitores é esperada na Unima/Afya Centro Universitário, com 15.406 eleitores; na Creche Escola Espaço Educar, com 8.314; na Escola SEB (antigo COC), com 8.005; na Escola Estadual José Aroldo da Costa, com 7.189; e na Escola Municipal Frei Damião, com 6.772 eleitores.

Com todo esse aparato, a expectativa é de que a votação transcorra de maneira tranquila e sem maiores problemas ao longo do dia, proporcionando a todos os eleitores a oportunidade de exercerem sua cidadania de forma democrática e responsável.

Sair da versão mobile