Eleitores devem ficar atentos às regras de vestimenta na hora do voto em meio ao calorão; roupas leves são permitidas.



Neste domingo (6/10) os eleitores de todo o Brasil se preparam para ir às urnas e escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Com as altas temperaturas que têm sido registradas em várias cidades do país, é importante estar atento às regras, inclusive quanto à vestimenta na hora do voto.

O calor intenso, que chegou a marcar 43,3ºC em Aragarças (GO), levanta dúvidas sobre o que os eleitores podem ou não vestir. De acordo com as orientações, é permitido usar roupas leves, como regatas, bermudas e chinelo. Além disso, é liberado o uso de camisetas de candidatos e partidos. No entanto, é importante ressaltar que não é permitido entrar na zona eleitoral sem camisa ou utilizando roupas de banho, como biquínis ou sungas.

Além das questões relacionadas à vestimenta, os eleitores precisam ficar atentos à proibição de propaganda eleitoral dentro do local de votação, incluindo pedido de voto, distribuição de panfletos ou aglomeração de simpatizantes. São regras essenciais para garantir a lisura do processo eleitoral.

Ao todo, 155,9 milhões de eleitores estão aptos a votar em 5.569 municípios do Brasil neste domingo. O horário para comparecer ao local de votação é das 8h às 17h. Para aqueles que não puderem comparecer, é possível justificar a ausência por meio do aplicativo e-Título ou em formulários disponíveis nos pontos oficiais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da localidade onde se encontram.

Portanto, os eleitores precisam estar atentos não apenas à escolha dos seus representantes, mas também ao cumprimento das regras estabelecidas para garantir a transparência e a legitimidade do processo eleitoral. A participação e o respeito às normas são fundamentais para a democracia do país.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo