Eleições para o Quinto Constitucional ocorrem de forma tranquila e sem intercorrências em AL



Foto: Tatianne Brandão

O Centro Universitário Tiradentes (Unit) de Alagoas e subseções da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) viraram palco da eleição para o Quinto Constitucional do Tribunal de Justiça (TJ), cuja vaga na Corte, agora, pertence à advocacia. Sendo assim, mais de 8 mil advogados alagoanos foram convocados a participar do pleito, que teve início às 08h e segue até as 17h desta sexta-feira (08).

A Gazetaweb se deslocou até a unidade de ensino, onde as eleições acontecem de forma tranquila, sem intercorrências. A expectativa é de que, no horário da tarde, o fluxo de advogados aumente. A categoria vai escolher, dentre 22 colegas de profissão, seis candidatos que vão disputar uma vaga de desembargador.

Figuram na lista os advogados Daniel Felipe Brabo Magalhaes, Fernando Antônio Barbosa Maciel, Denarcy Souza e Silva Júnior, Eliseu Soares da Silva, Roberto Tavares Mendes Filho, João Carlos Lima Uchôa, Lavínia Cavalcanti Lima Cunha, Alberto Maya de Omena Calheiros, Thiago Pinheiro, Cristiano Barbosa Moreira, Fábio Costa de Almeida Ferrario, Othoniel Pinheiro Neto, Antônio Carlos Freitas Melro de Gouveia, Claudia Lany Oliveira Virtuoso Souza, Thiago Maia Nobre Rocha, Eduardo Antônio de Campos Lopes, Flávio Adriano Rebelo Brandão Santos, Tales Azevêdo Ferreira, Rosemary Francino Ferreira Freitas, Ricardo Lôbo Ramires Malta, Onaldo Beltrão Tavares e Rivaldo Rodrigues de Melo.

O advogado Fábio Ferrário, um dos postulantes a uma vaga no Tribunal de Justiça, frisou que o nível de expectativa não poderia ser melhor, principalmente pelos laços de amizade construídos durante a campanha, conhecendo toda a advocacia do Estado de Alagoas.

“Tenho certeza de que, no dia de hoje, a advocacia alagoana vai dar um voto de reconhecimento a quem há trinta e dois anos vem advogando e sabendo os deveres do advogado. A advocacia alagoana fará uma festa linda, escolhendo os seus melhores profissionais”, frisou Ferrário, acrescentando que buscará, dentro do tribunal, valorizar aquele profissional mais carente, que é o que mais precisa do olhar de respeito. “Serei sempre uma voz em defesa da advocacia, sobretudo, das prerrogativas”.

Antônio Carlos Gouveia, também candidato a desembargador, disse à Gazetaweb que a expectativa é grande em meio a um processo democrático em que todos se dão às mãos. “É contagiante. As pessoas se abracem, se confraternizam. Eu acredito que o advogado que vive de sua advocacia não precisa colocar num panfleto que as prerrogativas serão prioridade se for desembargador. Até porque é isso que a gente luta, que a gente busca. Eu me sinto, aos 28 anos de trabalho, capacitado para representar a advocacia em uma missão tão destacada, que é no Judiciário do Estado de Alagoas”.

O advogado Roberto Mendes destacou o diálogo constante com a advocacia nos últimos anos. “Tenho convicção de que, hoje, estaremos sim dentre os seis que serão eleitos por nossa profissão. O trabalho foi muito importante, de convencimento, de apresentação de propostas, e o resultado será concretizado nas urnas. Tenho a certeza de que a advocacia avaliará os perfis pessoais e profissionais de cada candidato e cada candidata. É importante a presença de todos neste momento”.

Presente como eleitora, a advogada Anami Maurício salientou que o Quinto Constitucional valoriza o advogado, fazendo-se importante por ter um representante da categoria no Tribunal. “O que estamos vendo aqui é uma demonstração de reconhecimento e valorização da categoria”.

“É um dia muito importante para nossa classe, porque estamos escolhendo candidatos para participar da lista sêxtupla da OAB junto ao Tribunal de Justiça. E é a oportunidade que o advogado tem de escolher aquele que pode vir a representá-lo. Isso não acontece sempre e é uma oportunidade única de o advogado exercer seu direito de voto e escolha”, frisou a advogada Gabriela Rocha, que compareceu à Unit para exercer seu voto.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo