ELEIÇÕES 2024! – TRE/AL Treina 230 Técnicos para Garantir Funcionamento das Urnas Eletrônicas nas Eleições 2024



O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) deu início, na última sexta-feira (06), ao treinamento dos 230 técnicos de eleição que atuarão na preparação e manutenção das mais de sete mil urnas eletrônicas que serão utilizadas no pleito deste ano no estado. A capacitação, que continuará ao longo da próxima semana, é organizada pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TRE/AL e visa equipar os técnicos com conhecimento prático e teórico para lidar com diversas situações que possam surgir no dia da eleição.

Durante o treinamento, os técnicos terão a oportunidade de aprender e aprimorar habilidades essenciais para garantir o funcionamento eficaz das urnas eletrônicas. O processo de capacitação é dividido em duas fases distintas. Na primeira, os técnicos recebem uma série de instruções teóricas que abrangem todos os aspectos da operação e manutenção dos dispositivos eleitorais. Em seguida, na segunda fase, esses profissionais colocam esse conhecimento em prática, trabalhando diretamente com o equipamento das urnas eletrônicas.

O treinamento aborda uma ampla gama de temas e potenciais problemas que podem surgir no dia da eleição, como atolamento de papel, mal encaixe de cartões de memória de votação, e até a necessidade de substituição de urnas defeituosas. A meta é preparar os técnicos para enfrentar e resolver qualquer imprevisto que comprometa o andamento do processo eleitoral.

“Os técnicos têm um papel crucial no dia das eleições, pois são responsáveis por garantir o pleno funcionamento das urnas. Eles estão sendo capacitados para realizar manutenções simples e solucionar problemas técnicos. Além disso, parte desses técnicos atuará como multiplicadores de conhecimento, treinando voluntários que servirão como mesários no dia da eleição”, explicou Adeilton dos Santos, servidor da Seção de Informações e Sistemas Eleitorais (SISE).

Essa iniciativa do TRE/AL demonstra um compromisso robusto com a integridade e eficiência do processo eleitoral. A preparação contínua e o treinamento rigoroso dos técnicos visam assegurar que os eleitores alagoanos possam exercer seu direito ao voto de maneira segura e confiável, minimizando quaisquer riscos de interrupções ou falhas técnicas. Com a conclusão deste treinamento, Alagoas se torna mais um exemplo de como a preparação e a tecnologia podem caminhar juntas para garantir a transparência e eficiência das eleições.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo