ELEIÇÕES 2024! – Eleitores com Transferência Temporária Já Podem Consultar Locais de Votação Pelo e-Título Para Eleições de 2024


Eleitores que solicitaram a transferência temporária de seus locais de votação já podem verificar onde irão votar nas eleições municipais de 2024. A consulta pode ser feita através do aplicativo da Justiça Eleitoral, o e-Título, ou pelo portal do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL). No site do TRE/AL, as informações estão disponíveis na seção “Local de Votação”, localizada no menu lateral “Serviços”.

A atualização do serviço de consulta contempla as recentes mudanças estabelecidas pela Resolução TSE nº 23.736, de 2024, que regulamenta os atos gerais do processo eleitoral deste ano. Isto significa que os eleitores que solicitaram a transferência temporária já encontrarão seus novos locais de votação devidamente registrados.

Para conferir o local de votação, o e-Título oferece um procedimento simples. No aplicativo, logo na tela inicial, estão disponíveis todas as informações essenciais do eleitor, como nome, número do título, coleta de biometria, data de nascimento e filiação (nome do pai e da mãe). Além disso, é possível verificar a Zona e a seção eleitorais. Os dados são disponibilizados com um código de validação, acessível por meio de QR Code.

Uma das funcionalidades do e-Título é a opção “Onde Votar”, que fornece detalhes sobre o local de votação e sugere rotas para chegar ao destino utilizando aplicativos de mobilidade urbana como Waze, Moovit, Uber e Google Maps. Isso facilita muito a vida dos eleitores, principalmente daqueles que estão em locais desconhecidos ou temporários.

Para aqueles que preferem realizar a consulta pelo portal do TRE/AL, o procedimento também é bastante intuitivo. Acessando a seção “Serviços Eleitorais” na aba superior do site e selecionando “Autoatendimento Eleitoral”, o eleitor pode confirmar seu local de votação através do ícone “Título de Eleitor”. Também é possível verificar a seção para onde foi transferido temporariamente na opção “Transferência Temporária”.

É importantes ressaltar que em algumas situações específicas, como dificuldades de locomoção, privação provisória de liberdade ou compromissos de trabalho no dia da eleição, é permitido solicitar a transferência temporária da seção eleitoral. Os prazos para esses pedidos foram encerrados em agosto. A transferência temporária é válida apenas dentro do mesmo município, garantindo assim que os eleitores possam exercer seu direito de voto mesmo diante de circunstâncias adversas.

A atualização das informações e a facilidade de acesso tanto pelo aplicativo quanto pelo portal do TRE/AL proporcionam uma eleição mais organizada e acessível para todos, reforçando a importância da participação democrática e o direito ao voto.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo