Eleição presidencial do COB marcada para 3 de outubro após Paris-2024: candidatos e detalhes da disputa revelados.

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) definiu a data para a eleição presidencial, que ocorrerá no dia 3 de outubro deste ano. A Assembleia Geral Ordinária será responsável por escolher o presidente, o vice-presidente e os membros do Conselho de Administração, incluindo um membro independente.

Paulo Wanderley Teixeira, atual presidente do COB, é esperado como candidato à reeleição, embora ainda não tenha oficializado sua participação. Por outro lado, o presidente da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), Rafael Westrupp, derrotado no pleito anterior em 2020, manifestou, em abril deste ano, que não pretende concorrer novamente.

Até o momento, apenas Yane Marques, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres-2012 no pentatlo moderno, tornou pública sua candidatura, que ainda precisa ser oficializada. O edital de convocação para as eleições foi divulgado no site oficial do COB e enviado por e-mail aos membros da Assembleia, além de ter sido publicado três vezes no Diário Oficial da União, conforme estabelecido pelo Estatuto da entidade.

As candidaturas poderão ser registradas até o dia 10 deste mês, desde que observem as normas do estatuto do COB e do Regimento Eleitoral. Todos os candidatos passarão por processos de verificação de integridade e regularidade, conduzidos por uma empresa terceirizada e supervisionados pelo Comitê de Integridade do COB.

A eleição acontecerá no auditório do Centro de Treinamento do COB, situado no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro. Além da escolha do presidente, serão definidos sete membros do Conselho de Administração representantes das confederações filiadas e um membro independente.

Paulo Wanderley assumiu a presidência do COB em 2017, sucedendo Carlos Arthur Nuzman, que renunciou durante uma investigação da Polícia Federal sobre a compra de votos para que o Rio de Janeiro sediasse os Jogos de 2016. Anos depois, a condenação de Nuzman foi anulada.

Sair da versão mobile