A eleição para governador “tampão” do estado de Alagoas foi suspensa pelo ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal, neste domingo (1). A votação, para governador e vice, seria na Assembleia Legislativa e estava marcada para às 10h desta segunda-feira (2).
“Trata-se de suspensão de liminar apresentada simultaneamente a ação de descumprimento de preceito fundamental, visando à suspensão de eleição indireta para os cargos de Governador e de Vice-Governador do Estado de Alagoas.
A votação já tinha sido suspensa anteriormente e nesta sexta-feira (29), após uma decisão do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas a suspensão foi derrubada. A intenção da eleição indireta é escolher um substituto temporário para Renan Filho, que deixou o cargo para concorrer ao senado.
“Considerando o risco de perecimento do direito invocado, SUSPENDO a decisão do Tribunal de Justiça do Estado Alagoas nos autos do processo n. 0802803-23.2022.8.02.0000 até que o relator da ADPF 969 se manifeste naqueles autos”, diz a decisão do ministro do STF.