A região Nordeste se destacou como a que possui o maior número de candidatos “pirocas”, com representantes da Bahia, Sergipe e Pernambuco. Em Sergipe, dois candidatos com o polêmico termo estão disputando diretamente uma vaga na Câmara dos Vereadores de Itabaianinha.
Entre os candidatos mais experientes está Tihago de Piroca, do Solidariedade-SE, que já participou das eleições municipais de 2012 e 2016, chegando a ocupar a posição de suplente. Já Daniela de Piroca, que concorre pelo PP-SE, disputou a última eleição pelo PSDB e também foi suplente.
Além disso, o candidato Piroca Cabeleireiro, do Republicano, foi o que mais declarou bens entre os “pirocas”, totalizando R$ 80 mil em bens declarados, representando a cidade de Ubaíra (BA).
Completando a lista dos candidatos “pirocas” estão Zé do Piroca (Podemos, Manhuaçu-MG), Piroca do Erem (PSDB, Bom Conselho-PE) e Arnaldo de Piroca (Republicanos, Novo Alegre-TO).
Essa inusitada presença do termo “piroca” nas eleições de 2024 tem chamado a atenção do público e gerado debates sobre a escolha dos nomes de candidatura. Para mais informações sobre as Eleições de 2024, acesse a página especial do Metrópoles sobre o assunto.