Eleição em SP: Voto feminino se torna estratégico e decisivo para candidatos, com mulheres mais indecisas que homens, apontam pesquisas.



O voto feminino tem se tornado um fator estratégico na corrida eleitoral para a Prefeitura de São Paulo, com alguns candidatos priorizando esse segmento enquanto outros demonstram preocupação. Com as mulheres representando 54% do eleitorado paulistano, a sua indecisão nas pesquisas espontâneas tem chamado a atenção, já que 47% delas afirmaram não saber em quem votar para prefeito, em comparação com os 28% dos homens que se declararam indecisos, de acordo com a última pesquisa Datafolha.

Na pesquisa estimulada, onde os entrevistados têm acesso à lista de candidatos, o voto feminino está dividido entre Guilherme Boulos, do PSOL, e o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB). Para conquistar o eleitorado feminino, Boulos tem incluído a sua mãe e a avó nas inserções do horário eleitoral, destacado a presença de Marta Suplicy em sua chapa e apresentado propostas específicas para as mulheres, como a criação de Centros de Cuidados e a ampliação da Patrulha Maria da Penha.

Ricardo Nunes também tem investido em estratégias para atrair o voto das mulheres, como a divulgação do programa “Mamãe Tarifa Zero”, que oferece transporte gratuito às mães inscritas no CadÚnico para levar e buscar seus filhos nas creches municipais. Já Tabata Amaral, do PSB, tem apostado em propostas como a recriação da Secretaria da Mulher e a paridade de gênero nas secretarias para conquistar o eleitorado feminino.

Enquanto isso, Pablo Marçal enfrenta dificuldades para conquistar o apoio das mulheres devido ao seu tom agressivo e declarações consideradas misóginas por seus adversários. O candidato tem buscado destacar propostas voltadas para a juventude como estratégia para atrair o voto das mães preocupadas com o futuro de seus filhos no mercado de trabalho.

Diante desse cenário, os candidatos têm investido em ações específicas para conquistar o voto feminino, reconhecendo a importância desse segmento na disputa eleitoral da capital paulista. A expectativa é de que as estratégias adotadas possam influenciar o resultado das eleições e definir os rumos da Prefeitura de São Paulo.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo