EDUCAÇÃO – Último dia para definição de unidades prisionais que aplicarão Encceja PPL 2025 e escolha de responsáveis pedagógicos; exame é crucial para jovens e adultos sem certificação.

Nesta sexta-feira, 4 de outubro, encerra-se o prazo para que os órgãos responsáveis pela administração prisional e socioeducativa nos estados brasileiros indiquem as unidades que participarão do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade, conhecido como Encceja PPL, que ocorrerá em 2025. Juntamente com a indicação dos locais, cada estado deve apontar um responsável pedagógico para cada unidade, assegurando a organização e implementação do exame.

O Encceja representa uma chance crucial para jovens e adultos que não conseguiram completar seus estudos na idade adequada, permitindo que obtenham a certificação do ensino fundamental e médio. Os requisitos mínimos para inscrição estabelecem que os candidatos devem ter pelo menos 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio até a data da realização do exame.

Conforme as diretrizes do edital, as unidades selecionadas e os responsáveis pedagógicos devem ser comunicados formalmente ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a entidade encarregada pela logística do Encceja PPL. Esse responsável, por sua vez, deve ser um funcionário ativo da administração prisional ou socioeducativa do respectivo local. O formalismo dessa adesão requer o envio de um ofício e email específico ao Inep, evidenciando a intenção de participação.

Os interessados em realizar o exame devem ser inscritos pelos responsáveis pedagógicos até as 23h59 do dia 11 de julho, com todas as informações necessárias, incluindo CPF e dados de inscrição, sendo mantidas em sigilo por parte do órgão. O Inep se encarregará de analisar as novas unidades cadastradas e informará sobre a aprovação das indicações através de seu Sistema PPL.

As provas estão agendadas para os dias 23 e 24 de setembro, divididas em dois turnos e seguindo o horário de Brasília. Cada prova consiste em 30 questões de múltipla escolha e uma redação, totalizando quatro provas por nível de ensino. Esta estrutura visa assegurar que todos os participantes tenham a oportunidade de demonstrar seus conhecimentos e habilidades, contribuindo assim para sua inclusão educacional e social.

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