EDUCAÇÃO – Uerj isenta alunos de cursinhos populares da taxa de inscrição no vestibular 2025; saiba como solicitar a isenção.

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) tomou uma iniciativa inovadora para auxiliar alunos de cursinhos populares a ingressarem no vestibular da instituição. A Uerj está isentando os alunos matriculados em cursos pré-vestibulares populares, comunitários ou similares do pagamento da taxa de inscrição no Vestibular Estadual 2025.

O processo de cadastramento para solicitar a isenção da taxa está aberto, sendo referente ao 1º Exame de Qualificação. O prazo para realizar o cadastramento vai até o dia 10 de março e pode ser feito das 10h às 16h, em dias úteis, no Departamento de Seleção Acadêmica (Dsea), localizado no campus Maracanã da Uerj.

Para a solicitação da isenção, os coordenadores dos cursos pré-vestibulares devem preencher um formulário online disponível no site da Uerj, e em seguida, imprimir o documento e entregá-lo presencialmente ao Dsea. Além disso, é necessário apresentar a fotocópia do comprovante de cessão do espaço para o funcionamento do pré-vestibular, além da identidade e habilitação profissional do responsável pelo curso. A renovação da inscrição para o Vestibular Estadual 2025 também segue o mesmo procedimento de apresentação de documentos, sendo o prazo para essa etapa até o dia 11 de março.

A divulgação dos pareceres sobre as solicitações de isenção está prevista para o dia 12 de março, no site da Uerj. Caso haja qualquer pendência ou necessidade de recurso em relação ao parecer divulgado, os interessados poderão solucionar as questões no dia 13 de março, por meio do e-mail do Dsea.

Por fim, o processo de cadastramento referente ao 2º Exame de Qualificação do vestibular ocorrerá no período de 22 de maio a 6 de junho. Essa iniciativa da Uerj busca possibilitar que estudantes de cursinhos populares tenham condições de participar do vestibular da universidade, ampliando as oportunidades de acesso ao ensino superior para essa parcela da população.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo