Vale destacar que a prova discursiva foi direcionada apenas aos candidatos que obtiveram sucesso na prova objetiva, a primeira fase do certame, e alcançaram a nota mínima exigida para prosseguir. Para os cargos de nível superior, a prova consistiu em duas questões, cada uma valendo 22,5 pontos, totalizando 45 pontos. No caso dos cargos de nível intermediário, os participantes realizaram uma redação dissertativa-argumentativa, que podia valer até 30 pontos. A apuração da nota final desconsiderou frações inferiores a um centésimo, reafirmando que aqueles que obtiveram nota zero foram eliminados do processo seletivo.
Os candidatos que não concordarem com suas notas preliminares terão a oportunidade de solicitar a revisão a partir da meia-noite do dia 26. O prazo para esses pedidos se estende até às 23h59 do dia 27, sempre de acordo com o horário de Brasília. Para interpor esses recursos, os candidatos deverão acessar a área dedicada a eles utilizando seu login e senha da plataforma Gov.br. A resposta aos pedidos de revisão e o resultado definitivo da prova discursiva serão compartilhados em 18 de fevereiro.
O concurso, conforme informou o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, teve mais de 42 mil candidatos aprovados na primeira fase, mas cerca de 8,5 mil não compareceram à prova discursiva, resultando em uma abstenção de 17%. A segunda edição do CNU oferece um total de 3.652 vagas distribuídas por 32 órgãos federais, das quais 3.144 são para cargos de nível superior e 508 para nível intermediário. Desse total, 2.480 vagas são para preenchimento imediato, enquanto as 1.172 restantes serão disponibilizadas após a homologação dos resultados.
As inscrições para o concurso, denominado por muitos como o “Enem dos Concursos”, contabilizaram 761.528 inscrições válidas, abrangendo candidatos de todos os estados brasileiros e de quase cinco mil municípios. As provas foram divididas em dois dias, uma modificação em relação à primeira edição, que teve uma abordagem diferente nesse aspecto.
O cronograma oficial ainda prevê que as listas de classificação, tanto para as vagas imediatas quanto para a lista de espera, sejam divulgadas no dia 20 de fevereiro. Para mais informações sobre o concurso, os interessados podem entrar em contato através do telefone disponibilizado ou pelo e-mail indicado no edital de abertura.
