As notas obtidas no Enem poderão ser utilizadas para ingressar no ensino superior através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições para o Sisu terão início no dia 17 de janeiro e serão realizadas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico do Sisu, até o dia 21 de janeiro.
O processo seletivo do Sisu será composto por uma única etapa, conforme o edital publicado pelo Ministério da Educação. Os candidatos terão a oportunidade de se inscrever em até duas opções de vagas, e o resultado da chamada regular será divulgado no dia 26 de janeiro.
Podem participar da seleção os estudantes que tenham concluído o ensino médio, participado do Enem de 2024 e não zerado a prova de redação. Além do Sisu, a nota do Enem também é relevante para os candidatos ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que disponibilizará 112 mil novas vagas em 2025, sendo 67 mil no primeiro semestre e 45 mil no segundo.
O Enem também é uma oportunidade para os participantes concorrerem a bolsas de estudo integrais ou parciais (50%) através do Programa Universidade para Todos (Prouni). Para se inscrever no Prouni, é necessário obter no mínimo 450 pontos de média nas cinco provas do exame, além de não zerar a redação. A nota do Enem abre portas para diversas oportunidades educacionais e de financiamento para os estudantes brasileiros.