A RNC é responsável por certificar, presencialmente, os procedimentos corretos de aplicação do Enem 2023, que está marcado para os dias 5 e 12 de novembro.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a falta de confirmação das inscrições pode ocorrer devido a inconsistências nas informações fornecidas pelos candidatos ou documentos exigidos que não foram apresentados corretamente.
Podem se candidatar à RNC os servidores públicos do Poder Executivo federal e professores das redes públicas de ensino estaduais e municipais, desde que efetivos e em exercício em 2023. Além disso, é necessário ter formação mínima no ensino médio e não é permitida a inscrição de parentes até o terceiro grau de candidatos inscritos no Enem de 2023.
Os candidatos que tiverem suas inscrições confirmadas terão a oportunidade de realizar um curso de capacitação, oferecido pelo Inep na modalidade a distância, por meio de uma plataforma virtual. A data da capacitação ainda será divulgada pelo Inep.
A certificação dos colaboradores da RNC é de extrema importância para garantir a aplicação correta e lisura do Enem 2023. Eles serão responsáveis por acompanhar e fiscalizar todas as etapas do exame, desde a chegada dos candidatos até a correção das provas.
A participação na RNC é uma oportunidade não só de contribuir com a educação no país, mas também de adquirir experiência na aplicação de grandes avaliações e conhecer de perto os processos do Enem.
Portanto, para aqueles que tiveram suas inscrições indeferidas, é fundamental realizar o recurso no Sistema RNC dentro do prazo estabelecido a fim de ter a chance de participar dessa importante rede de certificadores do Enem 2023. A divulgação do resultado e demais informações serão disponibilizadas no sistema da RNC.