EDUCAÇÃO –

Relação Professor-Aluno é Crucial para Desenvolvimento do Propósito de Vida dos Estudantes, Revela Pesquisa Inédita

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ânima revela a significativa influência do relacionamento entre professores e alunos no desenvolvimento do propósito de vida dos estudantes. A pesquisa contou com a colaboração do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação e Economia Social da Universidade de São Paulo (Lepes/USP) e teve como base mais de 500 mil respostas de educadores e alunos das redes públicas de ensino nos estados de Minas Gerais, Goiás, Bahia, Pará e São Paulo, coletadas em três rodadas, duas em 2023 e a última no ano anterior.

Os dados apontam que a confiança estabelecida entre alunos e professores é um fator determinante para o desenvolvimento de um propósito de vida. De acordo com Gustavo Mendonça Blanco, gerente-executivo do Laboratório de Inovação em Políticas Públicas Educacionais (Lippe), os estudantes que se sentem à vontade para discutir seus sentimentos com os docentes apresentam uma média de 16% maior em relação a seu propósito de vida se comparados àqueles que não têm esse suporte. O papel da família também é destacado como crucial nesse processo, com uma variação de 20% entre os jovens que podem conversar sobre suas emoções com os familiares e aqueles que não têm essa oportunidade.

A pesquisa enfatiza, ainda, a correlação entre saúde mental e propósito de vida. Jovens que se sentem apoiados por professores, mesmo em situações de saúde mental semelhante, apresentaram um propósito de vida 30% maior. A sondagem também identificou fatores de risco à saúde mental, como a pressão acadêmica, o bullying e a angústia financeira, que afetam diretamente a formação do propósito de vida entre os estudantes.

Os alunos do ensino médio foram o foco principal do estudo, mas jovens do oitavo e nono anos também foram incluídos. Os resultados indicam uma liderança das competências socioemocionais no desenvolvimento do propósito de vida, seguidas pela relação com os docentes e a saúde mental.

Os educadores participaram ativamente dessa pesquisa, com 12,5 mil respostas coletadas. O estudo analisou aspectos como rede de apoio, propósito de trabalho, autoeficácia, saúde mental e capacidade de realizar práticas pedagógicas. A saúde mental e a autoeficácia emergem como os principais fatores que impactam o engajamento e o propósito dos professores em seu trabalho.

Além disso, a pesquisa se insere em um contexto mais amplo de um projeto denominado Papo de Cabeça, que visa desenvolver competências socioemocionais e promover um ambiente escolar mais saudável. Essa iniciativa, em parceria com secretarias estaduais de educação, oferece cursos gratuitos de pós-graduação para educadores, com foco no desenvolvimento dessas competências e na melhora da relação dos professores com os alunos.

O Instituto Ânima atua na implementação de programas educacionais que já beneficiaram mais de 15 mil docentes, contribuindo para uma educação mais humanizada e significativa. A ênfase no fortalecimento das relações entre alunos e professores pode ser um caminho promissor para melhorar não apenas o aprendizado, mas o bem-estar emocional dos estudantes, refletindo na formação de cidadãos mais completos e com um propósito de vida definido.

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