EDUCAÇÃO – Provas do Celpe-Bras 2024/2 encerram hoje com recorde de inscrições internacionais. Resultados serão divulgados em 16 de dezembro.



Finaliza nesta sexta-feira (25) a aplicação das provas escrita e oral para a obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), segunda edição de 2024. Ao longo desta semana, o exame foi realizado em 109 postos credenciados, distribuídos em 46 locais dentro do Brasil e 63 no exterior.

O Celpe-Bras é a prova oficial brasileira que atesta o domínio oral e escrito da língua portuguesa por estrangeiros. Este certificado é amplamente reconhecido por universidades, empresas brasileiras e no processo de revalidação de diplomas médicos e de naturalização.

A avaliação da proficiência em língua portuguesa na variante brasileira é realizada a partir do desempenho dos participantes em duas partes distintas: a escrita e a oral. A parte escrita da prova tem duração de até três horas e consiste em quatro tarefas de produção de texto, abrangendo diversos componentes e habilidades da língua portuguesa.

Por outro lado, a parte de compreensão e produção oral possui uma duração de 20 minutos e envolve uma interação presencial entre o participante, o avaliador-interlocutor e o avaliador-observador. Durante essa etapa, são abordados temas ligados aos interesses pessoais do examinando e assuntos do cotidiano e de interesse geral.

Os resultados desta segunda edição do exame serão divulgados no dia 16 de dezembro. Os participantes terão acesso às informações por meio do Sistema Celpe-Bras, utilizando o login cadastrado no portal único de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.

Nesta edição, o Celpe-Bras 2024/2 contou com 3.957 inscrições de estrangeiros oriundos de 31 países. O idioma nativo mais presente entre os participantes foi o espanhol, com 2.751 inscritos, seguido pelo francês, com 290 inscrições, e pelo inglês, com 175 candidatos.

A aplicação das provas do Celpe-Bras é realizada semestralmente em diversos postos aplicadores, abrangendo instituições de educação superior, representações diplomáticas e centros culturais. Essa certificação é fundamental para estrangeiros interessados em cursos de graduação e pós-graduação no Brasil, além de ser requisitada no processo de validação de diplomas profissionais para atuação no país.

Ao todo, foram disponibilizadas 7.515 vagas em 133 postos de aplicação, distribuídos em 56 localidades no Brasil e 77 no exterior. O Inep oferece atendimento especializado para pessoas com deficiência, idosos, gestantes, lactantes e outras condições específicas. Além disso, os participantes podem solicitar tratamento pelo nome social, desde que façam a requisição dentro do prazo estabelecido.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo