Oportunamente, os participantes que encontrarem divergências no gabarito preliminar têm a opção de contestar as respostas. A janela para apresentação de recursos se inicia no dia 28 de outubro e se estende até às 23h59 do dia 29 de outubro. Para que esses recursos sejam válidos, devem ser consistentes, objetivos e bem fundamentados, conforme as diretrizes estipuladas no edital da prova.
É importante destacar que, ao interpor recurso referente à correção da questão discursiva, os participantes devem preservar a identidade, pois qualquer identificação pode levar ao indeferimento da contestação. Após o processo de análise, os resultados dos pedidos de revisão das questões objetivas serão disponibilizados na mesma plataforma, acompanhados de justificativas detalhadas da banca examinadora.
Em suas edições, a prova incluiu 30 questões objetivas ligadas à formação geral de professores, além de uma questão discursiva e 50 questões específicas que abordam conteúdos e habilidades inerentes às distintas licenciaturas. Neste primeiro exame, a questão discursiva focou no tema do idadismo, levantando discussões sobre este desafio social e educacional no país.
A Prova Nacional Docente é uma etapa obrigatória para todos que concluírem cursos de licenciatura em 2025. Além disso, professores que desejam utilizar a nota do exame em processos seletivos promovidos por estados e municípios também são obrigados a realizá-la.
As próximas datas importantes para os participantes da PND são:
– 28 de outubro: divulgação das versões preliminares do gabarito e padrão de resposta;
– 28 e 29 de outubro: prazo para recorrer contra o gabarito;
– 10 de novembro: resultados dos recursos;
– 11 de novembro: divulgação final do gabarito;
– 25 de novembro: correção preliminar das respostas discursivas;
– 25 e 26 de novembro: período para recorrer da correção discursiva;
– 10 de dezembro: divulgação dos resultados finais da PND 2025.
Esse cronograma é crucial para que os educadores possam se planejar adequadamente e garantir todos os direitos previstos na avaliação.









