Os candidatos devem estar atentos ao local, data e horário de atendimento para a entrega da documentação, além de terem a opção de realizar esse procedimento de forma virtual, conforme definido pela faculdade. Para verificar se foram pré-selecionados, os interessados podem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC), onde é necessário realizar login na plataforma Gov.br.
No último dia 4 de fevereiro, o MEC divulgou os resultados da primeira chamada, apresentando um total de mais de 226 mil pré-selecionados. Esta edição do Prouni é considerada a maior desde a sua criação, há 22 anos, com a disponibilização de 595.374 bolsas em 895 cursos em 1.046 instituições particulares de ensino em todo o Brasil. As bolsas variam entre integrais, que cobrem 100% da mensalidade, e parciais, que garantem 50% desse valor. Para receber a bolsa integral, é necessário comprovar uma renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo por pessoa, enquanto a bolsa parcial está disponível para aqueles cuja renda não ultrapasse três salários-mínimos.
Os candidatos que estão na faixa etária a partir dos 18 anos e que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2025 podem solicitar a declaração de conclusão do ensino médio na Página do Participante do Enem, o que facilitará sua matrícula nas instituições superiores.
Para aqueles que não foram selecionados na primeira chamada, existe a oportunidade de manifestar interesse em participar da lista de espera do Prouni. Esse processo deve ser realizado entre os dias 25 e 26 de março de 2026. O resultado da segunda chamada será divulgado em 2 de março, com a entrega de documentos ocorrendo de 2 a 13 de março na respectiva faculdade.
