De acordo com a psicóloga clínica Iane Kestelman, fundadora da ABDA, os alunos com TDAH enfrentam dificuldades em manter a atenção, apresentam impulsividade e hiperatividade, fatores que impactam negativamente o desempenho acadêmico. A atenção é fundamental para o desenvolvimento acadêmico e cidadão ao longo da vida.
O projeto “TDAH Levado a Sério na Escola” está em andamento e realiza oficinas para professores do ensino fundamental, tanto das redes pública quanto privada. A intenção é capacitar os educadores para lidar de forma mais eficaz com os alunos com TDAH e garantir sua inclusão no ambiente escolar, conforme prevê a Lei 14.254/2021.
O programa teve início em São Paulo em dezembro do ano passado e está programado para seguir para outros estados brasileiros. O próximo encontro está previsto para acontecer no Pará ainda este mês, com encontros futuros planejados no Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Mais informações podem ser encontradas no site da ABDA.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 6% da população possui TDAH. Todos os alunos têm direito à aprendizagem e participação no processo educativo, e o objetivo do projeto é ensinar técnicas modernas de educação inclusiva e neuroeducação aos professores para garantir a inclusão e o desenvolvimento dos alunos com TDAH.
É importante que a sociedade e as autoridades estejam atentas e apoiem iniciativas como essa, que visam melhorar a qualidade de ensino e promover a inclusão de todos os alunos, independentemente de suas particularidades. A educação é um direito de todos e deve ser acessível a cada indivíduo, e é papel dos educadores estarem preparados para atender às necessidades específicas de cada aluno.