EDUCAÇÃO – Professores do ensino público podem se inscrever até 5 de novembro para colaborar no Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja)

Os docentes da rede pública que desejam contribuir com o Banco Nacional de Itens (BC-BNI) na criação e revisão dos itens do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) têm uma excelente oportunidade de inscrição. O período para se cadastrar vai de 22 de setembro a 5 de novembro. Essa iniciativa visa não apenas enriquecer a avaliação educacional nacional, mas também integrar uma quantidade maior de profissionais qualificados de todo o Brasil nos processos desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O edital recém-publicado pelo Inep delineia os critérios e as normas necessárias para o cadastramento, seleção e credenciamento dos colaboradores. Para participar, o candidato deve ser servidor público concursado, seja ativo ou inativo, pertencente ao ensino básico ou superior nas esferas municipal, estadual, distrital ou federal. Além disso, é imprescindível que o docente possua conhecimentos em informática e um diploma de ensino superior.

É importante notar que os docentes vinculados diretamente ao Ministério da Educação (MEC) ou ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) não são elegíveis para esse processo. A análise documental será uma etapa crucial para a seleção. Os candidatos devem apresentar seu diploma – em ambos os lados – e comprovar a experiência docente por meio de registros na Carteira de Trabalho, declarações da instituição de ensino ou atos de nomeação publicados em Diário Oficial. Aqueles que não conseguirem comprovar as informações fornecidas serão desclassificados e poderão enfrentar consequências legais, incluindo a proibição de participação em futuros processos do Inep.

O resultado final dos selecionados está previsto para ser divulgado em 11 de fevereiro de 2026. Os aprovados não apenas deverão passar por um processo de capacitação, mas também precisam obter um aproveitamento mínimo nas atividades propostas para se tornarem parte efetiva do banco de colaboradores do Inep. Essa colaboração abrange diversas áreas do conhecimento, tanto do ensino fundamental quanto do ensino médio, abrangendo matérias essenciais como língua portuguesa, matemática, ciências, história e geografia.

Essa iniciativa é um passo significativo na busca por uma educação mais inclusiva e com qualidade, fortalecendo assim o sistema de avaliação das competências educativas em todo o país.

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