EDUCAÇÃO – Primeiro dia do Enem 2024 encerra com tema surpreendente na redação e provas cansativas para os alunos, que destacam desafios na avaliação.

Neste domingo (3), milhões de estudantes em todo o Brasil participaram do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024. Com a aplicação regular das provas encerrada às 19h, os alunos enfrentaram quase seis horas de avaliações em 140 mil salas de prova espalhadas em 1.735 cidades.

Um dos destaques do dia foi o tema da redação, “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, que foi bem recebido pelos candidatos entrevistados. No entanto, muitos estudantes consideraram a prova muito cansativa, com desafios especialmente na área de geografia e história.

O aluno Leonardo Tenório Jacob dos Santos, de 18 anos, relatou que teve dificuldades com a interpretação de textos na parte de linguagem, que considerou muito densa. Já Camila Veriano, de 23 anos, destacou a falta de tempo para resolver as questões e a presença de questões ambíguas na prova.

Enzo Zeronian, de 19 anos, também comentou sobre a densidade dos textos na parte de linguagens, mas ressaltou que as questões estavam mais fáceis. Ele se surpreendeu com o tema da redação, que abordou a questão dos povos originários, e destacou a exigência de habilidade para interpretação de textos em humanas.

No próximo domingo (10), os candidatos enfrentarão a segunda prova do Enem 2024, com questões de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Com expectativas e desafios distintos para cada candidato, o Enem segue como um dos maiores exames educacionais do país, avaliando o conhecimento e a capacidade dos estudantes do ensino médio.

Sair da versão mobile