Um dos destaques do dia foi o tema da redação, “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, que foi bem recebido pelos candidatos entrevistados. No entanto, muitos estudantes consideraram a prova muito cansativa, com desafios especialmente na área de geografia e história.
O aluno Leonardo Tenório Jacob dos Santos, de 18 anos, relatou que teve dificuldades com a interpretação de textos na parte de linguagem, que considerou muito densa. Já Camila Veriano, de 23 anos, destacou a falta de tempo para resolver as questões e a presença de questões ambíguas na prova.
Enzo Zeronian, de 19 anos, também comentou sobre a densidade dos textos na parte de linguagens, mas ressaltou que as questões estavam mais fáceis. Ele se surpreendeu com o tema da redação, que abordou a questão dos povos originários, e destacou a exigência de habilidade para interpretação de textos em humanas.
No próximo domingo (10), os candidatos enfrentarão a segunda prova do Enem 2024, com questões de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Com expectativas e desafios distintos para cada candidato, o Enem segue como um dos maiores exames educacionais do país, avaliando o conhecimento e a capacidade dos estudantes do ensino médio.
