EDUCAÇÃO – Presidente Lula assina projeto do novo Plano Nacional de Educação para 2024-2034, com foco na qualidade e inclusão na educação.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu um importante passo nesta quarta-feira (26) ao assinar o projeto de lei que estabelece o novo Plano Nacional de Educação (PNE) para o período de 2024 a 2034. Esse projeto, enviado para análise do Congresso Nacional, engloba 18 objetivos que abrangem diversas áreas da educação, desde a educação infantil até o ensino superior.

Com 58 metas estabelecidas, o novo PNE apresenta um conjunto de estratégias que refletem as principais políticas, programas e ações a serem adotadas pela União, estados e municípios para alcançar os objetivos propostos. Uma das principais inovações deste plano é o foco na qualidade do ensino, com metas voltadas para a melhoria dos padrões de qualidade na educação infantil, na educação profissional e tecnológica, no ensino superior e na formação de professores.

Além disso, o PNE traz objetivos específicos para modalidades de ensino como a educação escolar indígena, educação do campo e educação escolar quilombola, visando ampliar o acesso e a qualidade para esses grupos estudantis. O projeto também inclui metas voltadas para públicos específicos, como os alunos da educação especial e bilíngue de surdos.

Essas medidas visam promover uma educação inclusiva e de qualidade para todos os brasileiros, garantindo que o país avance no desenvolvimento educacional e na formação de cidadãos preparados para os desafios do século XXI. A assinatura desse projeto representa um compromisso do governo em investir na educação como um pilar fundamental para o crescimento e a transformação social.

Sair da versão mobile