Os resultados preliminares foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na última quinta-feira (13). Os participantes que discordarem dos resultados têm o direito de analisar os procedimentos e, se necessário, entrar com recurso administrativo.
Após a análise dos recursos dos candidatos, o resultado final da segunda etapa do Revalida 2024/2 está previsto para ser publicado no dia 21 de março. O exame, que é realizado desde 2011, tem como objetivo avaliar profissionais formados em medicina fora do Brasil que desejam exercer a profissão em território nacional.
A finalidade do Revalida é garantir a qualidade do atendimento médico prestado no Brasil, seja por estrangeiros ou por brasileiros que estudaram no exterior. O processo de revalidação do diploma é de responsabilidade das universidades públicas do Brasil que aderiram ao exame, enquanto a aplicação do exame é conduzida pelo Inep.
Anualmente, as provas do Revalida são divididas em duas etapas, abordando de forma interdisciplinar as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). Com a realização dessas etapas, o exame visa assegurar que os profissionais de saúde que atuam no Brasil possuam o conhecimento e as habilidades necessárias para garantir a qualidade do atendimento aos pacientes.