EDUCAÇÃO – Prazo para pagamento da taxa de inscrição da Prova Nacional Docente se encerra nesta quarta-feira e exames serão aplicados em outubro.

Os candidatos que não conseguiram isenção da taxa de inscrição para a Prova Nacional Docente (PND) têm até esta quarta-feira, 6 de setembro, para efetuar o pagamento. O prazo foi ampliado com a divulgação de um novo comunicado na última sexta-feira, 1º de setembro. Para realizar o pagamento, os inscritos devem utilizar a Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança), gerada no momento da inscrição. Aqueles que necessitam reimprimí-la podem acessar a Página do Participante no Sistema PND, utilizando o login do portal Gov.br.

A taxa para participar do exame é de R$ 85 e pode ser quitada em agências bancárias, casas lotéricas ou através de aplicativos de bancos. A PND oferece uma avaliação padronizada que tem como objetivo facilitar a entrada na carreira docente, avaliando conhecimentos e habilidades essenciais dos educadores e contribuindo para a seleção de profissionais qualificados para atuar nas redes estaduais e municipais de ensino. Essa abordagem busca minimizar custos e simplificar os processos seletivos, aumentando a eficiência na contratação de docentes.

Para a edição de 2025, a prova contará com a adesão de 22 estados e 1.508 municípios de todas as regiões do Brasil, incluindo 18 capitais. Marcada para 26 de outubro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a prova, informalmente conhecida como CNU dos Professores, terá como base uma avaliação teórica derivada do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para as Licenciaturas.

O exame avaliará cursos de 17 áreas de conhecimento, incluindo artes visuais, ciências biológicas, educação física, filosofia, física, história, letras em inglês e português, matemática, pedagogia, entre outros. A estrutura da prova será composta por questões objetivas e discursivas, abrangendo tanto a formação geral quanto a específica dos educadores.

Instituída em 2025, a PND visa melhorar a qualidade da formação docente e incentivar a realização de concursos públicos e seleções simplificadas nas redes de ensino. Embora a participação na prova não equilibre a seleção, a nota poderá ser utilizada como uma etapa adicional em futuros processos seletivos, a partir de 2026. No entanto, a adesão aos resultados da PND não é uma exigência obrigatória para os estados e municípios.

O exame é parte da iniciativa “Mais Professores para o Brasil”, lançada em 2024, que tem como objetivo fortalecer a formação de educadores, promover a entrada de professores na educação pública e valorizar os profissionais da área, buscando impactar positivamente cerca de 2,3 milhões de docentes em todo o país.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo