Durante esse período, é fundamental que o estudante conclua a inscrição no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, a fim de que sejam contados os prazos das próximas etapas. Após essa etapa, são cinco dias úteis para a validação da documentação na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino superior (IES), tanto através da entrega física quanto digital da documentação exigida. Em seguida, haverá um prazo de dez dias – a partir do terceiro dia útil após o reconhecimento da inscrição – para a validação das informações no agente financeiro onde o contrato será firmado.
Somente depois de cumprir esses procedimentos é que a contratação do financiamento será formalizada, e a assinatura do contrato poderá ser feita por meio digital, caso haja anuência da IES e do agente financeiro.
Todas essas informações foram publicadas em edital do Ministério da Educação no Diário Oficial da União, referentes aos processos seletivos realizados no primeiro e segundo semestres de 2023, que estabelecem os procedimentos para a complementação das inscrições postergadas para o primeiro semestre de 2024.
É importante que os estudantes fiquem atentos aos prazos e procedimentos estabelecidos no edital, uma vez que eventuais alterações no processo seletivo são divulgadas com antecedência no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e também podem ser consultadas pela Central de Atendimento do MEC, por meio do número 0800 616161.
Com isso, os candidatos têm a oportunidade de concluir a etapa de inscrição no Fies e seguir em frente com o processo de financiamento para o ensino superior. A disponibilização dessas informações de forma clara e acessível reforça a importância do acesso à educação de qualidade para todos os estudantes que buscam oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional.