O Fies é um programa que concede financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior que aderiram ao programa e possuem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Na lista de espera, os candidatos são pré-selecionados quando uma vaga destinada a outro candidato em convocações anteriores volta para o sistema por não ter sido ocupada. Dessa forma, a vaga é ofertada para o próximo estudante da lista de espera, seguindo a ordem de classificação.
Segundo o MEC, a não ocupação de uma vaga pode ocorrer quando o pré-selecionado não conclui as etapas anteriores à assinatura do contrato ou perde o interesse na vaga. Para garantir o financiamento, o candidato deve ir até a instituição de ensino escolhida e apresentar a documentação necessária à comissão permanente responsável pelo Fies.
Neste ano, o Fies está ofertando 112.168 vagas, sendo 67.301 disponíveis para o primeiro semestre. As vagas remanescentes serão oferecidas no processo seletivo do segundo semestre, com mais de 44 mil vagas previstas pelo MEC.
Portanto, os estudantes interessados em obter o financiamento do Fies devem ficar atentos ao prazo de encerramento das convocações por meio da lista de espera, que acontece nesta sexta-feira. A oportunidade de ingressar na educação superior com o apoio do programa pode ser decisiva para muitos candidatos em busca de realização acadêmica e profissional.