A investigação foi impulsionada por um pedido do Ministério da Educação (MEC), que alertou sobre a suposta divulgação antecipada de questões idênticas às que foram aplicadas no exame. Informações coletadas por profissionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) indicaram que trechos semelhantes às perguntas do Enem começaram a circular nas redes sociais antes do segundo dia de provas, levantando alarmes sobre a integridade do processo seletivo.
No dia 16 de novembro, aproximadamente 3,36 milhões de estudantes participaram do Enem, enfrentando um total de 90 questões de múltipla escolha, divididas entre ciências da natureza e matemática. Diante das suspeitas sobre o vazamento de questões, o Inep tomou a precaução de anular três perguntas que, ao que parece, puderam ser visualizadas antes da prova. Além disso, a autarquia optou por antecipar a divulgação do gabarito oficial do exame em um dia, como forma de minimizar os danos e restaurar a confiança no processo.
A PF, em comunicado oficial, afirmou que sua atuação busca esclarecer os fatos, investigar possíveis práticas ilícitas, identificar os responsáveis pela divulgação indevida das informações e desvendar potenciais ligações com outros crimes. O órgão reiterou seu compromisso com a proteção da integridade dos concursos públicos, sublinhando a importância de combater fraudes que possam abalar a confiança da sociedade nos processos seletivos em nível nacional.
Em uma entrevista à TV Educativa do Ceará, o ministro da Educação, Camilo Santana, compartilhou informações que indicam que um participante de um pré-teste do Enem pode ter sido a fonte da divulgação, transmitindo as questões em uma live na internet dias antes do exame. O pré-teste, que é uma etapa sigilosa e experimental destinada a uma amostra de estudantes, ocorre para validar novas questões antes de sua inclusão no Banco Nacional de Itens (BNI). Somente questões que atendem a critérios estabelecidos são aprovadas e se tornam parte do exame.
A situação levantou preocupações significativas sobre a segurança das avaliações e o sistema educacional como um todo, refletindo a necessidade urgente de medidas rigorosas para proteger a integridade dos processos educacionais.
