EDUCAÇÃO – Pessoas com maior escolaridade acreditam menos em teorias conspiratórias, aponta relatório da OCDE.

Pessoas com maior nível de escolaridade tendem a acreditar menos em teorias conspiratórias, de acordo com o relatório Education at a Glance 2023, lançado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A pesquisa revela que, entre os adultos com ensino superior, cerca de 15% acreditam na teoria conspiratória de que o coronavírus foi desenvolvido por alguma organização ou governo. Já entre aqueles que não concluíram o ensino médio, a porcentagem dobra, chegando a mais de 30%. Além disso, aproximadamente as mesmas porcentagens acreditam que grupos de cientistas manipulam, fabricam e escondem evidências para enganar as pessoas.

Segundo o relatório, essas crenças são perigosas e desinformam a população. São considerados fatores por trás do crescente populismo político e da relutância em seguir recomendações para limitar a propagação da covid-19. Além disso, a crença em teorias da conspiração está ligada a uma série de práticas social e individualmente prejudiciais.

O relatório Education at a Glance 2023 reúne uma série de dados relacionados à educação, de diferentes países. Foram analisados dados de 49 países, dos quais 38 pertencem à OCDE e 11, entre os quais o Brasil, são parceiros. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário aplicado em 2020, durante a pandemia, a pessoas de 25 a 64 anos.

No Brasil, o combate à desinformação também vem sendo discutido. Está sendo elaborada uma política nacional de educação midiática, que inclui habilidades para analisar, criar e participar de forma crítica do ambiente informacional e midiático. A Estratégia Brasileira de Educação Midiática está sendo discutida na Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República.

Além de influenciar na crença em teorias conspiratórias, o nível de escolaridade também está relacionado ao engajamento cívico das pessoas. Segundo os dados do Education at a Glance, quanto maior o nível de escolaridade, mais as pessoas se engajam em trabalhos voluntários e participam de manifestações públicas. Aproximadamente 25% das pessoas com ensino superior fazem trabalhos voluntários em organizações sem fins lucrativos, enquanto entre aquelas que não concluíram o ensino médio, a porcentagem cai para menos de 12%. Cerca de 10% das pessoas com ensino superior participam de manifestações públicas, em contraste com apenas 6% daqueles com ensino médio incompleto.

O relatório Education at a Glance 2023 traz informações sobre o estado da educação em todo o mundo. Fornece dados sobre estrutura, finanças e desempenho dos sistemas educativos nos países da OCDE e em países parceiros. Além disso, nesta edição, foi incluído um novo capítulo focado na garantia de aprendizagem contínua para refugiados ucranianos, apresentando os resultados de uma pesquisa da OCDE sobre as medidas tomadas pelos países da organização para integrar essas pessoas em seus sistemas educativos.

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