Os premiados foram divididos nas categorias de medalhas: 683 estudantes conquistaram medalhas de ouro, 1.962 ganharam medalhas de prata e 5.851 obtiveram medalhas de bronze. Dentre as instituições, 500 medalhas de ouro foram entregues a alunos de escolas públicas, enquanto 183 foram para estudantes da rede privada. O estado de São Paulo destacou-se, liderando o quadro com 158 medalhas de ouro, seguido por Minas Gerais, com 93, e o Rio Grande do Sul, que recebeu 71.
O Ministério da Educação (MEC) destacou que esta edição da olimpíada estabeleceu um recorde de participação, reunindo mais de 18,5 milhões de estudantes. O evento foi realizado em um hotel na Zona Oeste do Rio de Janeiro e promovido pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Em sua fala, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, elogiou o sucesso da olimpíada, ressaltando o envolvimento das famílias e a importância de estimular a paixão pela matemática nos alunos.
Além das premiações, os medalhistas foram convidados a integrar o Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC), que oferece a oportunidade de aprofundar os conhecimentos na área de matemática, com bolsas no valor de R$ 300 para estudantes de escolas públicas. O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, enfatizou a importância da olimpíada como uma política pública bem-sucedida, afirmando que ela está mudando a vida de muitos jovens em todo o Brasil.
Durante o evento, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou o lançamento do programa “Compromisso Nacional Toda Matemática”, que visa melhorar a qualidade do ensino de matemática e o desempenho dos alunos nas escolas. Ele reconheceu os desafios enfrentados pela rede pública, apontando que mais de 70% dos alunos de 15 anos que participaram do último Pisa não apresentaram aprendizado adequado em matemática. O novo programa foi formulado com a contribuição de professores e dirigentes escolares, com o intuito de reduzir desigualdades regionais e aprimorar as avaliações educacionais em sistemas de ensino básico.