EDUCAÇÃO – Obmep divulga lista de premiados na 19ª edição e abre inscrições para graduação em matemática e inovação no Impa Tech.



Mais uma edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) se encerrou, e nesta sexta-feira (20) foram divulgados os premiados da 19ª edição. O site da Obmep já disponibilizou a lista com os nomes dos ganhadores, que mais uma vez terão a chance de concorrer a uma vaga no Impa Tech, a primeira graduação do renomado Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa).

Considerada a maior competição científica do país, a Obmep foi criada em 2005 pelo Impa e recebe apoio dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC). Destinada a estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, a competição atraiu um número recorde de participantes neste ano, com mais de 18,5 milhões de estudantes inscritos na primeira fase, provenientes de 56.516 escolas de 5.564 municípios brasileiros.

Os prêmios distribuídos nesta edição somam 8.450 medalhas nacionais, além de mais de 20 mil concedidas aos melhores colocados de cada estado. Escolas públicas e privadas terão premiações separadas, com destaque para as 6,5 mil medalhas (500 de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze) e os 45 mil certificados de menção honrosa destinados aos alunos de escolas públicas.

Além disso, os medalhistas nacionais serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) e terão a oportunidade de concorrer a uma das 100 vagas no Impa Tech, instituição que oferece bacharelado em matemática da tecnologia e inovação, com alojamento e auxílio financeiro para os selecionados.

As inscrições para o Impa Tech estão abertas até 27 de dezembro no site específico do programa, e os critérios de seleção incluem destaques em olimpíadas de conhecimento, como a Obmep, e notas na prova de matemática do Enem. A cerimônia de entrega dos prêmios da 19ª Obmep está prevista para 2025, e os estudantes premiados já estão comemorando mais uma conquista no mundo da matemática.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo