EDUCAÇÃO – Número de estudantes do ensino superior no Brasil cresce 5,6% em 2023, com destaque para modalidade a distância, que pode superar cursos presenciais.

O Brasil registrou um aumento significativo no número de estudantes matriculados em cursos de ensino superior em 2023. De acordo com dados do Ministério da Educação, o país conta com 9,9 milhões de alunos matriculados, o maior número em nove anos. Esse aumento de 5,6% em relação a 2022 inclui tanto os cursos presenciais quanto os cursos a distância.

O Censo de Educação Superior revelou que os cursos a distância vêm ganhando cada vez mais espaço, representando 49% do total de matrículas. As projeções indicam que, neste ano, o número de estudantes em cursos de educação a distância deve superar os matriculados em cursos presenciais, com uma diferença de apenas 150.220 matrículas entre as duas modalidades.

O crescimento dos cursos a distância no Brasil foi impressionante, com um aumento de 232% no período de 2018 a 2023. Esse impulso foi impulsionado pela pandemia de Covid-19, que obrigou as instituições de ensino a se adaptarem ao ensino remoto. As instituições privadas são responsáveis pela maioria esmagadora das matrículas em cursos a distância, com 79,3% do total.

O diretor presidente da ABMES, Celso Niskier, destacou a importância desse crescimento, ressaltando a democratização do acesso ao ensino superior em todo o país. Além disso, o Censo de 2023 do MEC também revelou que 51% dos alunos cotistas concluíram seus cursos, um percentual superior ao dos estudantes não cotistas. Programas como o Prouni e o Fies contribuíram para o sucesso acadêmico dos estudantes.

Outro dado interessante é que, pela primeira vez, o Censo mediu a porcentagem de alunos que passaram do ensino médio para o ensino superior. Os resultados apontam que alunos de escolas federais e da rede privada tiveram os maiores índices de progressão, demonstrando a importância do ensino médio de qualidade para o acesso ao ensino superior.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo