Educação no sistema prisional de Alagoas transforma realidade de reeducandos do Presídio do Agreste em Girau do Ponciano

A educação no sistema prisional de Alagoas está transformando a realidade dos reeducandos do Presídio do Agreste, localizado em Girau do Ponciano. A conclusão dos cursos profissionalizantes e superiores oferece uma chance de reintegração ao mercado de trabalho e um futuro longe da criminalidade.

A colação de grau dos reeducandos e a entrega dos certificados está marcada para o próximo dia 3, segunda-feira, no próprio Presídio do Agreste. Nesse evento, os reeducandos que finalizaram cursos superiores na modalidade Ensino à Distância (EAD) nas áreas de Gestão Pública, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e Tecnologia em Empreendedorismo serão homenageados.

Além disso, os cursos profissionalizantes oferecidos em parceria com o Senac Alagoas capacitaram os reeducandos para atuarem como assistentes administrativos, promotores de venda, profissionais de corte de cabelo e técnicas de barbear. A formação desses novos profissionais foi essencial para ampliar suas oportunidades de inserção no mercado de trabalho.

Ao todo, 49 reeducandos estão concluindo suas etapas educacionais dentro da unidade prisional do Agreste alagoano, com quatro deles se formando em cursos de graduação e 45 em cursos profissionalizantes. Segundo o secretário de Ressocialização e Inclusão Social, Diogo Teixeira, investir em educação é investir em um futuro melhor, pois oportunidades educacionais oferecem uma nova realidade e contribuem para a segurança e ressocialização dos indivíduos.

Os cursos foram coordenados pela equipe de ressocialização da unidade prisional, em sistema de cogestão pela Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e a empresa Reviver. A educação no sistema prisional de Alagoas está cumprindo um papel fundamental na transformação e reintegração dos reeducandos, proporcionando-lhes novas perspectivas e oportunidades de crescimento pessoal e profissional.

Sair da versão mobile