“Eu vim aqui hoje pela manhã, assim que os portões abriram, para dar boa sorte aos nossos alunos que vão fazer a segunda prova do Enem”, afirmou Santana. A atividade ocorreu em mais de 1.800 municípios, com 11,7 mil locais de provas fechando pontualmente às 13h30, no horário de Brasília.
Nesta etapa do exame, os participantes enfrentaram 90 questões, divididas igualmente entre as ciências naturais e matemática. Com um tempo total de cinco horas para a realização das provas, os candidatos tiveram a possibilidade de deixar o local a partir das 15h30, embora a retirada dos cadernos de questões fosse permitida somente a partir das 18h, 30 minutos antes do término oficial das provas, que se encerrou às 18h30.
Os candidatos que tiveram sua solicitação de tempo adicional aprovada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tiveram direito a 60 minutos extras. Para aqueles que possuíam a solicitação de videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras), o acréscimo foi de 120 minutos.
O primeiro dia do Enem, realizado no domingo anterior, registrou uma abstenção de 27% entre os 4,8 milhões de inscritos. Ao todo, 3,5 milhões de estudantes compareceram para as provas, que incluíram 90 questões de linguagens, ciências humanas e uma redação dissertativa-argumentativa.
Em caso de ausências por problemas logísticos, desastres naturais ou doenças, os participantes têm a opção de solicitar a reaplicação do exame. As solicitações podem ser feitas entre esta segunda-feira (17) e a próxima sexta-feira (21), através da Página do Participante no site do Inep. Os pedidos serão analisados individualmente e, se aceitos, as provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro. Essa flexibilização busca garantir que todos os candidatos tenham a oportunidade de demonstrar seus conhecimentos e habilidades.
