EDUCAÇÃO – Ministro da Educação descarta cancelamento do Enem 2023 após vazamento de prova

O ministro da Educação, Camilo Santana, descartou a possibilidade de cancelamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023, após o vazamento de imagens da prova ocorrido no último domingo (5), primeiro dia de aplicação das provas. Santana afirmou, durante entrevista coletiva no Palácio do Planalto, que “de forma alguma” o Enem será cancelado.

O ministro informou que a Polícia Federal está investigando o caso. A imagem de uma prova de redação do Enem 2023 circulou nas redes sociais e em grupos do WhatsApp, causando grande preocupação. Santana afirmou que a PF já realizou duas diligências, sendo uma em Pernambuco e outra no Distrito Federal, e continua apurando e fazendo as investigações necessárias para identificar qualquer tipo de ilícito.

Apesar desse incidente, o balanço da primeira etapa de provas do Enem 2023 foi considerado positivo pelo ministro. Houve o registro de ocorrências pontuais, mas no geral, as provas transcorreram dentro da normalidade. No total, 4.293 candidatos foram eliminados por violações, como portar equipamentos eletrônicos, sair da sala antes do horário permitido e não seguir as orientações dos fiscais. Todas essas regras estão previstas no edital do exame.

No primeiro dia de provas, os estudantes responderam questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, além de realizar a redação. A próxima etapa das provas ocorrerá no próximo domingo (12), e serão aplicadas as questões de ciências da natureza e matemática.

O resultado do Enem é de grande importância para os estudantes, sendo utilizado para ingresso nas universidades públicas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para a obtenção de bolsas em universidades privadas pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni) e também para acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), do Ministério da Educação (MEC), que financia as mensalidades em instituições privadas.

Em resumo, o ministro da Educação, Camilo Santana, assegurou que o Enem de 2023 não será cancelado devido ao vazamento das imagens da prova. A Polícia Federal está investigando o ocorrido e houve apenas o registro de ocorrências pontuais no primeiro dia de aplicação das provas. O resultado do Enem é de extrema importância para os estudantes, sendo utilizado como critério de ingresso nas universidades públicas, para obtenção de bolsas em universidades privadas e para acesso ao Fies.

Sair da versão mobile