EDUCAÇÃO – Ministério da Educação divulga resultado do Fies para o primeiro semestre de 2025, com mais de 112 mil vagas disponíveis.



O Ministério da Educação (MEC) anunciou, nesta terça-feira (18), a divulgação do resultado e da ordem de classificação dos inscritos no processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2025. Neste ano, o MEC disponibiliza mais de 112 mil vagas em cursos superiores não gratuitos, sendo 67.301 vagas para o primeiro semestre e 44.867 para o segundo semestre.

O Fies é um programa do governo federal que tem como objetivo viabilizar o acesso à educação superior em universidades privadas para estudantes de baixa renda. O programa oferece duas modalidades: o Fies tradicional, destinado a estudantes com renda de até três salários mínimos, e o Fies Social, voltado para aqueles com renda familiar per capita de até meio salário mínimo e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico).

Durante o processo seletivo, 50% das vagas são reservadas para o Fies Social, que pode conceder até 100% de financiamento dos encargos educacionais, desde que não ultrapasse os valores definidos pelo comitê gestor do Fies. A verificação da situação dos candidatos inscritos no CadÚnico foi feita com base nos dados registrados até 11 de janeiro de 2025.

Os estudantes pré-selecionados no processo seletivo do Fies deverão acessar o Fies Seleção entre os dias 19 e 21 de fevereiro para complementar a inscrição e garantir o financiamento das mensalidades em faculdades privadas. Aqueles que não forem chamados na seleção regular entrarão automaticamente na lista de espera para as vagas não preenchidas, com convocação prevista entre 25 de fevereiro e 9 de abril.

O cronograma completo do processo seletivo, incluindo as regras e datas importantes, está disponível no edital publicado pelo Ministério da Educação em janeiro. Mais informações sobre o resultado da seleção e a ordem de classificação podem ser conferidas no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior com a senha da plataforma Gov.br.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo