O principal objetivo da iniciativa é elevar a qualidade da educação de forma abrangente, promovendo uma transformação nas práticas pedagógicas e valorizando a juventude brasileira. O curso também se propõe a estimular uma reflexão crítica acerca do currículo e das políticas educacionais existentes, como a Política Nacional do Ensino Médio (Pnaem), buscando uma adequação às realidades vivenciadas nas escolas públicas.
Com uma metodologia que visa integrar teoria e prática, a capacitação apresenta uma série de temas relevantes e contemporâneos que impactam diretamente tanto a vida dos alunos quanto o exercício docente. Um dos diferenciais do curso é o uso de um currículo em espiral, que permite a revisão e o aprofundamento gradual dos temas, evitando repetições e facilitando a assimilação do conteúdo.
Um módulo específico foca na cultura digital, capacitando os educadores a implementarem as novas tecnologias de forma pedagógica em sala de aula. Esta parte é particularmente alinhada à Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), cujo objetivo é aprimorar o aprendizado dos alunos por meio do uso eficaz das tecnologias digitais.
Além disso, o curso também aborda temas interdisciplinares, como a crise climática e questões contemporâneas, incluindo o impacto das apostas esportivas na sociedade. Os participantes têm a flexibilidade de concluir o curso em um período que varia de 45 a 200 dias, com a necessidade de alcançar uma nota mínima de 6 pontos para garantir a certificação. O certificado estará disponível para download após a conclusão dos módulos.
Em uma perspectiva ampliada, o MEC planeja lançar, no Dia do Professor, 15 de outubro, uma série de quatro novos cursos complementares focados nas áreas do conhecimento: ciências humanas, ciências da natureza, matemática e linguagens. Estes cursos complementares se somam ao “Mais Ensino Médio” e ao curso de especialização “Gestão da Escola Pública de Ensino Médio” (Gepem), voltado para diretores e coordenadores pedagógicos em atividade nas redes públicas.
A coordenadora-geral de Ensino Médio do MEC, Valdirene Alves de Oliveira, enfatizou a importância desse suporte para a formação dos profissionais da educação, ressaltando que a iniciativa busca efetivar a Política Nacional de Ensino Médio. Dessa forma, espera-se que os profissionais estejam cada vez mais capacitados para enfrentar os desafios do cenário educacional contemporâneo.