EDUCAÇÃO – MEC institui Enade das Licenciaturas para avaliar cursos de formação de professores no ensino básico em edição deste ano.



O Ministério da Educação (MEC) anunciou a criação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes das Licenciaturas, também conhecido como Enade das Licenciaturas, com o intuito de avaliar os cursos voltados para a formação de professores que atuam no ensino básico. A medida foi oficializada por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (1º).

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a reformulação da avaliação desses cursos visa a um maior foco nas competências dos docentes, em detrimento dos conteúdos disciplinares de cada curso. Esta mudança já estará em vigor na edição deste ano do Enade das Licenciaturas.

Dentre as mudanças implementadas, destaca-se a alteração no formato das provas e nas matrizes de referência de cada área de avaliação. Além disso, o Enade passará a avaliar não apenas o desempenho acadêmico dos estudantes, mas também as habilidades adquiridas durante os estágios supervisionados obrigatórios.

Estima-se que mais de 370 mil estudantes em todo o país participarão do Enade 2024. As datas das provas serão divulgadas posteriormente em um edital específico.

O Enade das Licenciaturas abrangerá cursos de 17 áreas de conhecimento que formam professores, como artes visuais, ciências biológicas, história, matemática, entre outros. A partir deste ano, as provas serão divididas em duas partes: a de Formação Geral Docente, comum a todas as licenciaturas, e a parte específica de cada área de conhecimento.

É importante ressaltar que o Enade é parte obrigatória do currículo dos cursos de graduação e apenas os estudantes concluintes que participarem da prova e responderem ao Questionário do Estudante poderão receber seus diplomas.

O objetivo do Enade vai além da avaliação dos estudantes, sendo também um instrumento para a construção e aprimoramento de políticas públicas educacionais, além de fornecer orientações para as instituições de ensino superior aperfeiçoarem seus processos pedagógicos.

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