Essa iniciativa faz parte do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica, conhecido como ProEB. Os editais que regulam os processos seletivos foram recentemente divulgados pela Capes e incluem dez cursos de mestrado profissional, além de um doutorado. As áreas contempladas vão desde ciências exatas, como biologia, física, matemática e química, até ciências humanas e sociais, incluindo sociologia, filosofia, artes, letras, educação inclusiva e história — sendo este último também disponível na modalidade doutoral.
Os prazos de inscrição variam de acordo com cada programa. No caso dos mestrados em biologia, física, matemática e química, as inscrições encerram-se ainda neste mês. Para os demais mestrados, que incluem sociologia, filosofia, artes, letras, educação inclusiva e história, as inscrições se estendem até outubro, com a seleção para o doutorado em história fechando em novembro. Embora os cursos sejam gratuitos, alguns programas podem exigir o pagamento de taxa de inscrição.
O ProEB visa aprimorar a formação continuada de professores em todo o Brasil, buscando o desenvolvimento profissional dos educadores através de uma ampla gama de cursos nas mais diversas áreas do conhecimento. Essa abordagem é possível graças à atuação de uma rede consolidada de universidades públicas de renome, que oferecem uma educação de alta qualidade. O programa também se beneficia da colaboração de instituições parceiras e sociedades científicas renomadas, como a Sociedade Brasileira de Física e a Sociedade Brasileira de Matemática.
O ProEB é uma iniciativa do programa “Mais Professores para o Brasil”, lançado pelo MEC em janeiro de 2025, que tem como principal objetivo valorizar os educadores e promover a qualificação dos docentes em diferentes níveis de ensino. Essa oferta de vagas representa um passo significativo em direção à valorização da educação pública e ao fortalecimento da formação dos profissionais que atuam nas salas de aula do país.