A adesão à Prova Nacional Docente é voluntária e as secretarias de Educação interessadas devem confirmar seu interesse até o dia 17 de abril, de acordo com o edital divulgado pelo MEC. O cadastro no sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec) deve ser feito pelos gestores municipais, estaduais ou do Distrito Federal da área de educação. Após a adesão, as secretarias de Educação precisam cadastrar o edital de seleção até o dia 25 de junho.
A Prova Nacional Docente utilizará como referência a prova do Enade das Licenciaturas, aplicado pelo Inep desde 2024. O Enade avalia as competências e habilidades necessárias para quem deseja se dedicar ao ensino. Para a primeira edição da PND, o MEC estabeleceu que serão avaliadas 17 áreas do conhecimento, abrangendo disciplinas como artes visuais, ciências sociais, física, geografia, pedagogia, entre outras.
A PND faz parte do Programa Mais Professores para o Brasil, lançado em janeiro deste ano, e tem como objetivo auxiliar os entes federativos na seleção de profissionais mais qualificados para atuarem nas redes de ensino. Além disso, a prova visa contribuir para a formulação e avaliação das políticas públicas de formação de professores e permitir a autoavaliação dos participantes. Para mais informações sobre a prova, acesse o site oficial do MEC.