EDUCAÇÃO – Mais de metade dos ingressantes na USP em 2024 são de escolas públicas e autodeclarados PPI, aponta levantamento do Provão Paulista.

Segundo dados divulgados recentemente, mais de 55% dos estudantes que ingressaram na Universidade de São Paulo (USP) em 2024 através dos processos seletivos da Fuvest, do Enem USP e do Provão Paulista são provenientes de escolas públicas, sendo pretos, pardos e indígenas (PPI). Dos 10.753 novos alunos matriculados, 55,4% cursaram o ensino médio exclusivamente em escolas públicas, totalizando 5.954 estudantes, dos quais 2.965 se autodeclararam como PPI. Esses números representam um aumento em comparação ao ano anterior, quando os índices foram de 54,1% e 27,2%, respectivamente.

A primeira edição do Provão Paulista, que ofereceu 1,5 mil vagas para a USP, contou com quase 400 mil inscritos e 260 mil participantes que realizaram as provas. Dessa forma, 1.365 vagas foram preenchidas através desse processo seletivo. O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, ressaltou a importância do Provão Paulista ao aproximar a universidade do ensino público, tornando-a uma possibilidade concreta para os estudantes dessas instituições.

Para o pró-reitor de Graduação, Aluísio Augusto Cotrim Segurado, a mudança na forma de convocação dos inscritos para as políticas afirmativas em 2023 contribuiu para o aumento no número de ingressantes provenientes de escolas públicas e PPI. Todos os candidatos concorreram inicialmente às vagas destinadas à Ampla Concorrência, antes de serem preenchidas as vagas reservadas para Escola Pública e PPI. Essa alteração proporcionou a aprovação de 118 candidatos autodeclarados PPI pela Ampla Concorrência e 726 através das vagas para Escola Pública.

O pró-reitor adjunto de Graduação, Marcos Garcia Neira, destacou a participação significativa de candidatos egressos de escolas públicas e PPI que optaram por se inscrever apenas nas vagas de ampla concorrência, abrindo mão das oportunidades reservadas para políticas afirmativas. Esse fenômeno revela a importância de políticas inclusivas e o desafio constante em garantir oportunidades igualitárias de acesso ao ensino superior.

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