Os locais de prova estão disponíveis no site oficial da Obmep, separados por unidade da federação e escolas participantes. Este ano, a competição contou com um recorde de instituições de ensino participantes, totalizando 56.516 escolas de 5.564 municípios, o que representa 99,9% das cidades brasileiras. Na primeira etapa, realizada em junho, cerca de 18,5 milhões de alunos de todas as regiões do país participaram.
A prova da segunda fase da Obmep é composta por seis questões discursivas, adequadas para cada nível de ensino (fundamental e médio). Os participantes podem realizar a prova a lápis ou caneta esferográfica azul ou preta, e é necessário apresentar um documento de identificação legível, como RG, certidão de nascimento ou carteira escolar.
A premiação da 19ª edição da Obmep contemplará 8.450 medalhas nacionais, divididas em 650 de ouro, 1.950 de prata, 5.850 de bronze, além de 50 mil menções honrosas. Os medalhistas estaduais totalizarão 20,5 mil estudantes. A divulgação dos premiados está prevista para o dia 20 de dezembro.
Os alunos que conquistarem medalhas nacionais serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que tem como objetivo despertar a vocação científica dos estudantes e ampliar o conhecimento relacionado à matemática. O programa oferece encontros presenciais e virtuais para estimular o raciocínio lógico e a criatividade dos estudantes, além de uma bolsa de incentivo de R$ 300 para os participantes de escolas públicas.
A Obmep é considerada a maior olimpíada do conhecimento do Brasil e visa incentivar o estudo da matemática e identificar jovens talentos. A competição é destinada a estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio e é realizada em duas fases com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Ministério da Educação. O desempenho na Obmep também é considerado no processo seletivo de ingresso no bacharelado gratuito em matemática da tecnologia e inovação, o Impa Tech, que visa capacitar os estudantes para o mercado de tecnologia e inovação.
Para se prepararem, os estudantes podem acessar o portal da Obmep, que disponibiliza conteúdos gratuitos, como videoaulas, apostilas, exercícios, problemas resolvidos e testes. No site, é possível acompanhar o histórico, certificado de participação e desempenho, além de orientações para professores e responsáveis. As inscrições para o processo seletivo da turma de 2025 do Impa Tech começam em novembro.