EDUCAÇÃO – Mais de 900 mil alunos participam da segunda fase da Obmep, com aumento no número de medalhas nacionais.

No último sábado (7), mais de 900 mil alunos de escolas públicas e privadas de todo o país participaram da segunda fase da 18ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A competição, que é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Ministério da Educação, tem como objetivo incentivar o interesse e o estudo da matemática entre os estudantes.

As provas da Obmep não têm a intenção de medir o conhecimento dos participantes na disciplina, mas sim a capacidade de imaginação, criatividade e raciocínio para resolver problemas. Para o coordenador-geral da Obmep e diretor-adjunto do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Cláudio Landim, essa é uma forma de estimular habilidades essenciais para a formação dos estudantes.

Uma novidade desta edição é o aumento no número de medalhas a serem distribuídas. Ao todo, serão 8.450 medalhas nacionais, sendo 6,5 mil destinadas aos alunos das escolas públicas e o restante para os estudantes das escolas particulares. Além disso, serão distribuídas também outras 20,5 mil medalhas regionais.

Os alunos das escolas públicas que conquistarem medalhas nacionais serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Esses estudantes receberão uma bolsa de iniciação científica no valor de R$ 300 mensais no ano seguinte à premiação. O objetivo desse programa é oferecer uma formação específica que prepare os alunos e os incentive a ingressar nas universidades nas áreas das ciências exatas.

A divulgação dos premiados da Obmep será realizada no dia 20 de dezembro, quando serão anunciados os estudantes que se destacaram na competição deste ano. Essa é uma oportunidade de reconhecimento e valorização dos jovens talentos na área da matemática.

A participação na Obmep é destinada a estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. A competição é uma forma de estimular o estudo da matemática desde cedo e promover o desenvolvimento de habilidades importantes para a formação acadêmica.

A Obmep é uma iniciativa que busca incentivar o estudo da matemática entre os estudantes brasileiros. Ao promover essa competição, o objetivo é despertar o interesse pela disciplina e estimular a formação de jovens talentos na área das ciências exatas. O investimento no ensino da matemática é fundamental para o desenvolvimento científico e tecnológico do país.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo