EDUCAÇÃO – Mais de 4,4 milhões de alunos participam da 2ª fase da Olimpíada Mirim de Matemática, buscando incentivar o aprendizado e identificar talentos.



Nesta terça-feira (12), mais de 4,4 milhões de alunos do segundo ao quinto ano do ensino fundamental, tanto da rede pública quanto da privada, participam da segunda fase da 3ª Olimpíada Mirim de Matemática. A prova, organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), terá duração de 1 hora e 30 minutos. A competição é promovida com recursos dos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e tem como objetivo principal aproximar as crianças da matemática por meio de propostas lúdicas e criativas, além de identificar jovens talentos.

Desde 2005, o Impa também organiza a renomada Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), destinada a alunos do 6º ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio. A iniciativa conta com mais de 30,7 mil unidades de ensino participantes em 4.037 municípios de todo o Brasil.

A segunda fase da Olimpíada Mirim ocorre em um único dia em todo o país, e os estudantes realizam a prova em suas próprias escolas. Importante ressaltar que a prova não será reaplicada para os alunos ausentes no dia da aplicação. Os professores da instituição serão responsáveis pela correção das provas, que ocorrerá de 13 a 22 de novembro.

A premiação da competição mirim difere da Obmep, não havendo uma premiação a nível nacional. Os alunos de cada escola competem entre si, sendo contemplados com certificados de premiação digital correspondentes a medalhas de ouro, prata e bronze. A entrega dos certificados digitais será feita de acordo com o desempenho dos alunos na segunda fase da olimpíada, levando em consideração a quantidade de inscritos em cada nível.

Fica evidente, portanto, a importância e o alcance significativo que a Olimpíada Mirim de Matemática proporciona aos alunos do ensino fundamental, estimulando o interesse pela disciplina e identificando talentos precoces nessa área do conhecimento.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo