EDUCAÇÃO – Lula Lança Decreto para Revolucionar Ensino de Matemática nas Escolas e Garantir Aprendizagem para Todos os Estudantes da Educação Básica

Na última quarta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a assinatura de um novo decreto que estabelece o Compromisso Nacional Toda Matemática, uma iniciativa destinada a aprimorar a aprendizagem em matemática entre os alunos da educação básica. O decreto visa promover a colaboração entre a União, estados, municípios e o Distrito Federal para assegurar que todos os estudantes tenham acesso a um ensino matemático de qualidade.

Lula enfatizou a necessidade de uma “revolução” no sistema educacional brasileiro, destacando que o país deve deixar de ser um mero exportador de commodities e passar a exportar conhecimento e inteligência, fatores fundamentais para o desenvolvimento sustentável. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, ele abordou a importância de se tornar a escola um ambiente atrativo, com boas refeições e profissionais qualificados, para engajar os estudantes e garantir que realmente aprendam.

O Ministério da Educação será o responsável por coordenar a realização das políticas propostas pelo decreto, visando fortalecer o ensino da matemática. Essa coordenação se dará através de ações integradas em cinco eixos estruturantes: governança e gestão, formação de profissionais da educação, orientação curricular, avaliação da aprendizagem, e reconhecimento e compartilhamento de boas práticas.

Camilo Santana, ministro da Educação, que acompanhou Lula no anúncio, sublinhou a importância da formação continuada dos professores, ressaltando que será disponibilizada uma ferramenta digital para a avaliação de alunos, permitindo que os educadores possam ajustar suas estratégias de ensino conforme a necessidade de cada aluno. Ele também anunciou que as redes de educação que alcançarem os melhores resultados em matemática serão reconhecidas, assim como já ocorre com a alfabetização.

A adesão ao Compromisso Nacional Toda Matemática será voluntária para as esferas estaduais, distrital e municipal, permitindo que as redes de educação implementem as diretrizes conforme suas particularidades e necessidades. O decreto também contempla o direito à aprendizagem em matemática para diversas populações, incluindo jovens, adultos, idosos, além de grupos como quilombolas, indígenas e pessoas com necessidades especiais, reafirmando o compromisso com a inclusão e diversidade na educação.

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